A cárie é uma doença bucal provocada pela presença de biofilme (placa bacteriana) associada ao consumo frequente de açúcar.
As bactérias do biofilme metabolizam os restos de alimentos deixados nos dentes e produzem ácido. Como consequência, ocorre a redução do pH, o que desmineraliza a estrutura dentária e pode levar à formação da lesão de cárie.
Sim, a cárie é uma doença complexa e pode levar à completa destruição da estrutura dentária! E considerando a informação acima, a melhor maneira de evitá-la é escovar os dentes e passar o fio-dental (para remover a placa bacteriana) e ter moderação no consumo de carboidratos fermentáveis.
Associada a estas medidas, o uso frequente de flúor (tanto na água de abastecimento) quanto em cremes dentais é de extrema importância para o controle do desenvolvimento da cárie.
A introdução do creme dental com flúor já deve ser feita, assim que os primeiros dentes de leite erupcionam. Coloque a quantidade equivalente a um grão de arroz cru de creme dental para escovar os dentes do bebê, de preferência na última escovação do dia, feita antes de dormir. Nas demais escovações ao longo do dia, se os hábitos alimentares não incluem açúcares, poderá utilizar o creme dental sem flúor.
Assim que a criança tiver a capacidade para cuspir, poderá aumentar gradativamente a quantidade de creme dental, até chegar a uma quantidade equivalente a um grão de ervilha pequena.
Para prevenir cáries, o creme dental deve conter, em sua fórmula, no mínimo a quantidade de flúor equivalente a 1100 ppm (partes por milhão). Controle a dieta da criança, evite o açúcar até os 2 anos de idade. Procure escovar os dentes sempre após as refeições e, principalmente, antes de dormir.
Para pacientes em tratamento ortodôntico com aparelho fixo (bráquetes), recomenda-se o uso não só de cremes dentais fluoretados, mas também bochechos diários com solução de NaF (fluoreto de sódio) a 0,5%. Peça ao seu ortodontista uma receita, para que este tipo de enxaguante seja manipulado em farmácias.
A aplicação tópica de flúor pelo profissional (na forma de gel ou verniz) também é recomendada em algumas situações como para crianças logo após a erupção de dentes, pacientes com deficiência salivar (xerostomia) ou pacientes especiais (sem o controle motor para se cuidar).
A escova de dentes deve ser selecionada conforme a faixa etária do paciente e necessidades específicas, como por exemplo para pacientes em tratamento ortodôntico, em que a escova apresenta um sulco no centro. Consulte um profissional para obter a orientação da melhor escova de dentes para cuidar de sua saúde bucal.
O fio-dental ou fita-dental devem ser utilizados em todas as higienizações feitas, de preferência após todas as refeições. O fio deve ser passado em cada superfície lateral dos dentes, com o objetivo de remover a placa bacteriana aderida a esta superfície.
Para crianças até os 10 anos de idade, que ainda não apresentam total controle da coordenação motora, é indicado que os pais auxiliem a higienização. O fio-dental com haste é indicado para crianças e para pacientes jovens e adultos com dificuldades para usar o fio-dental.
A saúde começa pela boca! Cuide bem de seus dentes, para evitar as cáries!