Como funcionam os alinhadores ortodônticos?
Alinhadores são aparelhos removíveis, estéticos, personalizados para cada paciente e trocados a cada 7-10 dias para realizar a movimentação ortodôntica.
O primeiro princípio básico é que só funcionam se estiverem adaptados nos dentes. A recomendação é de 20-22 horas de uso por dia, removendo apenas durante as refeições.
Dependendo do movimento a ser realizado, botões de resina (attachments) são colados nos dentes para auxiliar o movimento dentário e torná-lo mais previsível. Muitas vezes, estes botões funcionam apenas como retenção para aumentar a superfície de contato do plástico com o dente.
Quando o deslocamento dentário é grande, usualmente o movimento é realizado de maneira gradativa/sequencial e espaços entre os dentes são abertos. O plástico entra nestes espaços, abraçando melhor os dentes, aumentando, assim, a previsibilidade do movimento.
O uso de elásticos intermaxilares (que conecta uma arcada a outra) pode ser associado aos alinhadores e são apoiados em ganchos no próprio alinhador ou em botões. Estes elásticos são recomendados para corrigir a postura da mandíbula ou para ancorar determinados movimentos.
Em alguns tratamentos, considerados movimentos moderados e/ou avançados serão necessárias terapias auxiliares como por exemplo, uso de elásticos, colagem de botões, uso de ganchos, uso de ancoragem esquelética com mini-implantes entre outros.
Podemos concluir que a Ortodontia moderna caminha para um aumento significativo de tratamentos com alinhadores.
Estudos envolvendo novas tecnologias estão sendo feitos para a obtenção dos resultados planejados, respeitando sempre a biologia e os limites de cada indivíduo.